Rodrigo era um sacerdote de Córdoba, na Espanha do século IX, então sob domínio muçulmano, e Salomão um companheiro cristão. Pertencem ao grande grupo dos Mártires de Córdoba, cristãos que, em meio à pressão para apostatar, confessaram publicamente a fé.
Conta a tradição que Rodrigo foi denunciado por um irmão muçulmano e preso. Conduzido várias vezes diante do juiz e instado a renegar a Cristo e abraçar o islã, recusou com firmeza. Na prisão, encontrou Salomão, e os dois animaram-se mutuamente a permanecer fiéis.
Foram decapitados em 13 de março de 857, por se negarem a abandonar a fé cristã. Venerados desde então como mártires, são memória da fidelidade a Cristo num tempo de perseguição, e da coragem de confessar publicamente o nome do Senhor diante da ameaça de morte.