Os Quarenta Mártires de Sebaste foram quarenta soldados cristãos do exército romano, na cidade de Sebaste, na Armênia, martirizados por volta de 320, durante a perseguição do imperador Licínio. São dos mártires mais venerados do Oriente cristão.
Por se recusarem a renegar a fé e a sacrificar aos deuses, foram condenados a permanecer nus, durante uma noite gélida de inverno, sobre as águas congeladas de um lago, enquanto à margem se preparavam banhos quentes para tentar os que fraquejassem. Um dos quarenta cedeu e correu para o banho, mas morreu; em seu lugar, um dos guardas, comovido com a constância dos cristãos e vendo, segundo a tradição, coroas descerem do céu, declarou-se também cristão e juntou-se a eles.
Assim permaneceram quarenta até o fim, morrendo juntos pela fé. Santo Basílio e São Gregório de Nissa pregaram em sua honra. São venerados como modelo de fraternidade e de perseverança até a morte.