Vicente de Paulo, camponês gascão tornado padre, descobriu sua missão diante de duas misérias: a do povo do campo sem catequese e a dos pobres sem socorro. Decidiu organizar a caridade — não só comover-se, mas servir com método.
Fundou a Congregação da Missão (lazaristas) para evangelizar o interior e, com Santa Luísa de Marillac, as Filhas da Caridade: religiosas fora da clausura, "tendo por mosteiro as casas dos doentes". Cuidou de galés, órfãos, mendigos e da formação do clero.
Morreu em 1660. É padroeiro de todas as obras de caridade — e as Conferências Vicentinas, presentes em milhares de paróquias brasileiras, continuam seu espírito.