O Santíssimo Nome de Maria celebra o nome da Mãe de Deus, como o de Jesus tem sua festa própria. É uma devoção antiga que honra Maria invocando seu nome, doce ao coração dos fiéis, sinal de sua presença materna e de seu poder de intercessão.
A festa foi estendida a toda a Igreja por Inocêncio XI em ação de graças pela vitória de Viena, em 1683, em que a cristandade, sob o rei polonês João Sobieski e invocando o nome de Maria, deteve o cerco turco à cidade, livrando a Europa. Assim, o nome de Maria ficou ligado à proteção e ao socorro nas grandes provações.
É memória de que invocar o nome de Maria é recorrer com confiança à Mãe: nas tentações, nos perigos e na hora da morte, seu nome é refúgio e força. São Bernardo exortava a não afastar dos lábios e do coração o nome de Maria.