A Igreja celebra o nascimento daquela que seria a Mãe do Salvador. Como faz com Jesus e com João Batista, festeja também a vinda ao mundo de Maria — sinal de que sua vida inteira, desde o princípio, pertence ao plano de Deus.
A data, 8 de setembro, foi fixada nove meses depois da Imaculada Conceição (8 de dezembro). A liturgia a saúda como "aurora da salvação": ela ainda não é o dia, mas o seu nascer anuncia que o Sol da justiça, Cristo, está prestes a raiar.
É uma festa de alegria e esperança: com o nascimento de Maria, a promessa antiga começa a cumprir-se.