Tomé, chamado Dídimo ("o gêmeo"), era apóstolo de coragem generosa: quando Jesus decidiu ir para a Judeia, onde queriam matá-lo, foi Tomé quem disse aos outros "vamos também nós, para morrer com ele".
Ausente na primeira aparição do Ressuscitado, recusou-se a crer sem ver as chagas. Oito dias depois, Jesus voltou e o convidou a tocar suas feridas. Tomé então fez a mais alta confissão de fé do Evangelho: "Meu Senhor e meu Deus!".
A tradição o envia a evangelizar até a Índia, onde os "cristãos de São Tomé" guardam sua memória. Sua dúvida tornou-se, para todos os que não viram, um caminho para a fé.