Antônio Maria Zaccaria nasceu em Cremona, na Itália, em 1502. Formou-se médico, mas, vendo que as almas precisavam mais de cura do que os corpos, fez-se sacerdote, dedicando-se à renovação espiritual da Igreja num tempo de grande relaxamento dos costumes, às vésperas do Concílio de Trento.
Para reformar o clero e o povo, fundou em Milão a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo — os barnabitas, assim chamados por se reunirem junto à igreja de São Barnabé — e uma congregação feminina, as angélicas. Promoveu a pregação popular, a comunhão frequente, a devoção à Eucaristia e a Cristo crucificado, e o costume do toque do sino às três da tarde.
Morreu jovem, em 1539, esgotado pelo trabalho apostólico. Canonizado em 1897, é memória do médico que se fez reformador, apaixonado por São Paulo e pela renovação da Igreja.