Saturnino, segundo a antiga tradição da Gália, foi o primeiro bispo de Toulouse, no sul da atual França, enviado a evangelizar aquela região por volta de meados do século III.
Com a pregação e os milagres, converteu muitos pagãos, ao ponto de — diz a tradição — os ídolos emudecerem ao passar ele diante do templo. Os sacerdotes pagãos, enfurecidos, prenderam-no e exigiram que sacrificasse aos deuses. Diante de sua firme recusa em renegar a Cristo, amarraram-no a um touro indômito, que foi solto e o arrastou escada abaixo do Capitólio, até a morte.
Venerado desde a Antiguidade, com culto antiquíssimo em Toulouse, onde a basílica de Saint-Sernin guarda sua memória, é um dos grandes mártires e evangelizadores da Gália. É memória do pastor que plantou a fé com a pregação e a regou com o próprio sangue.