Cosme e Damião são dois irmãos mártires, venerados desde a Antiguidade, médicos de profissão, que viveram na Síria e morreram, segundo a tradição, na perseguição de Diocleciano, no início do século IV.
Ficaram célebres por exercerem a medicina gratuitamente, em nome de Cristo, sem aceitar pagamento — por isso são chamados "anárgiros", os "sem prata". Curavam os corpos e, ao mesmo tempo, anunciavam a fé, conduzindo muitos a Cristo. Presos na perseguição, recusaram-se a sacrificar aos deuses e, após vários suplícios dos quais, conta-se, saíam ilesos, foram por fim decapitados.
Seus nomes figuram no Cânon Romano da Missa, e seu culto difundiu-se por todo o mundo cristão. São os padroeiros dos médicos, cirurgiões e farmacêuticos, memória da medicina exercida como caridade gratuita e da fé selada no martírio.