André Dung-Lac e companheiros são os mártires do Vietnã — cento e dezessete cristãos canonizados, e milhares de outros — mortos entre os séculos XVII e XIX, durante as longas e ferozes perseguições à Igreja naquele país. São bispos, sacerdotes e, em sua maioria, leigos vietnamitas, com alguns missionários estrangeiros.
André Dung-Lac era um sacerdote vietnamita, convertido da pobreza, pregador zeloso, preso e morto por exercer o ministério. Com ele e os companheiros, homens e mulheres de toda condição — catequistas, pais de família, soldados, camponeses — recusaram-se a pisar a cruz e a renegar a fé, suportando torturas atrozes com extraordinária coragem e até alegria.
Canonizados em conjunto por João Paulo II em 1988, são memória de uma das mais sofridas e fecundas Igrejas mártires da Ásia, semente de cristãos selada por séculos de sangue.