Alberto Magno nasceu na Suábia, na Alemanha, por volta de 1200. Entrou para os dominicanos e tornou-se o maior sábio de seu tempo, com curiosidade universal: estudou e escreveu sobre teologia, filosofia, e também sobre as ciências naturais — botânica, zoologia, astronomia, química —, sendo pioneiro do método de observação da natureza.
Professor em Paris e Colônia, teve por discípulo São Tomás de Aquino, cujo gênio reconheceu e formou. Ajudou a Igreja a assimilar de modo cristão a filosofia de Aristóteles, abrindo caminho para a grande síntese tomista. Foi também bispo de Ratisbona, sempre humilde e dedicado ao estudo e à pregação.
Morreu em Colônia em 1280, com vasta obra. Declarado Doutor da Igreja e proclamado padroeiro dos cientistas e estudiosos das ciências naturais, é memória da fé que abraça e ilumina todo o saber, mestre do maior dos teólogos.