Marta vivia em Betânia com seus irmãos Maria e Lázaro, e sua casa era um refúgio querido de Jesus. O Evangelho a mostra ativa e generosa: foi ela quem, "preocupada com muitos afazeres", recebeu do Senhor o convite a não perder o essencial — escutá-lo.
Quando Lázaro morreu, Marta correu ao encontro de Jesus e fez uma grande profissão de fé: "Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus". Ouviu então: "Eu sou a ressurreição e a vida".
É venerada como padroeira da hospitalidade, dos que servem e cozinham — lembrança de que acolher e servir, feitos com amor, também são caminho de santidade.