Neste dia recordam-se duas santas. Margarida da Escócia nasceu por volta de 1045, princesa de origem anglo-saxã, e casou-se com o rei Malcolm III da Escócia. Rainha de profunda piedade, suavizou os costumes da corte, promoveu a fé e a reforma da Igreja, fundou igrejas e mosteiros e dedicou-se com extrema caridade aos pobres, órfãos e peregrinos. Mãe de oito filhos, morreu em 1093 e é padroeira da Escócia.
Gertrudes, dita a Grande, foi monja em Helfta, na Alemanha, no século XIII. Mística de grande profundidade, recebeu altas graças e foi das primeiras a difundir a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, deixando escritos espirituais de rara beleza. Morreu por volta de 1302.
Unidas neste dia, são memória da rainha caridosa e da mística do Coração de Cristo, ambas inflamadas de amor a Deus e ao próximo.