A festa nasce em Jerusalém: no séc. IV, sob Santa Helena e o imperador Constantino, foi erguida a basílica sobre o Calvário e o Santo Sepulcro, e venerada a relíquia da Cruz onde Cristo morreu.
O que era o mais vil instrumento de tortura tornou-se, pela morte e ressurreição do Senhor, a árvore da vida e o trono da sua vitória sobre o pecado e a morte. Por isso a Igreja "exalta" — ergue ao alto — a Cruz.
Neste dia somos convidados não a temer a cruz, mas a abraçá-la com Cristo, sabendo que por ela veio a alegria ao mundo inteiro.