A fé sempre confessou que Deus confia a cada pessoa um anjo que a acompanha, protege e conduz ao bem. Jesus mesmo advertiu: "não desprezeis nenhum destes pequeninos, pois os seus anjos veem sem cessar a face do meu Pai".
Os anjos são puros espíritos, criados por Deus, mensageiros do seu amor. O anjo da guarda não substitui a nossa liberdade, mas inspira o bem, afasta perigos e reza conosco.
Esta memória, no dia seguinte à festa dos Arcanjos, convida a uma confiança simples e infantil: caminhar sabendo-se acompanhado, e dar bom-dia ao próprio anjo, como ensinava a piedade de outrora.