Pelágia, segundo a tradição antiga, foi uma célebre atriz e cortesã de Antioquia, no século IV ou V, famosa pela beleza, pela riqueza e pela vida dissoluta — chamada por isso "a pecadora".
Um dia, passando luxuosamente vestida diante de uma igreja, foi vista pelo bispo Nono, que, em vez de a desprezar, chorou e exortou os presentes a se envergonharem de cuidar menos da própria alma do que aquela mulher cuidava do corpo. Tocada ao ouvir sua pregação, Pelágia converteu-se, pediu o batismo, distribuiu seus bens aos pobres e deixou tudo.
Retirou-se para o Monte das Oliveiras, em Jerusalém, onde viveu escondida como eremita penitente, em hábito de homem, sob o nome de "Pelágio", desconhecida de todos até a morte. É memória da misericórdia que ergue o maior dos pecadores e o transforma em modelo de penitência e santidade.