A devoção do Rosário difundiu-se sobretudo pela pregação de São Domingos e dos dominicanos, como um modo simples de meditar, com Maria, os mistérios da vida de Cristo enquanto se repetem as Ave-Marias.
A festa foi instituída após a batalha de Lepanto, em 7 de outubro de 1571, atribuída à oração do Rosário pedida pelo Papa São Pio V. Outubro tornou-se o "mês do Rosário".
Mais que uma data, é um convite: tomar o terço nas mãos é deixar-se conduzir por Maria até o coração do Evangelho, contemplando Jesus com os olhos da sua Mãe.