Frei Antônio de Sant'Ana Galvão (1739–1822), o Frei Galvão, nasceu em Guaratinguetá, em São Paulo, e foi o primeiro santo nascido no Brasil. Entrou para a Ordem Franciscana e foi ordenado sacerdote, destacando-se como pregador, confessor e diretor espiritual em São Paulo.
Homem de profunda humildade e devoção a Nossa Senhora, fundou o Mosteiro da Luz, hoje cartão de São Paulo, dedicado às irmãs concepcionistas, que ele mesmo construiu, muitas vezes carregando pedras com as próprias mãos. Ficou célebre por suas "pílulas", pequenos papéis com a invocação latina a Maria, que distribuía aos doentes e às parturientes, e a que se atribuem inúmeras curas.
Viveu pobre, servindo a todos, e morreu com fama de santidade. Foi beatificado em 1998 e canonizado pelo Papa Bento XVI em 2007. Sua memória é celebrada em 25 de outubro, e ele é aclamado pelo povo brasileiro como "o santo de Guaratinguetá".