Teresa nasceu em Ávila (Espanha) em 1515 e entrou jovem no Carmelo. Após anos de vida morna, viveu uma conversão profunda e descobriu a oração como uma amizade íntima com Deus: "um tratar de amizade, estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama".
Com enorme coragem, reformou a Ordem do Carmo, fundando conventos de vida austera e contemplativa, ao lado de São João da Cruz. Mulher prática e mística ao mesmo tempo, enfrentou resistências sem perder o bom humor.
Escreveu obras-primas da espiritualidade, como o Castelo Interior. Em 1970 foi a primeira mulher proclamada Doutora da Igreja.