Neste dia a Igreja recorda dois pastores. Eusébio de Vercelli nasceu na Sardenha por volta de 283 e foi o primeiro bispo de Vercelli, no norte da Itália. Introduziu entre seu clero a vida comum, unindo o ideal monástico ao sacerdócio. Defensor intransigente da fé de Niceia contra os arianos, sofreu por isso o exílio, e morreu por volta de 371.
Pedro Julião Eymard nasceu na França em 1811. Sacerdote e fundador, dedicou inteiramente a vida à Eucaristia: fundou a Congregação do Santíssimo Sacramento e as Servas do Santíssimo Sacramento, dedicadas à adoração e à difusão do amor à presença real de Cristo. Promoveu a comunhão frequente e a adoração perpétua. Morreu em 1868 e foi canonizado em 1962, chamado "o apóstolo da Eucaristia".
Unidos neste dia, são memória da fé firme na divindade de Cristo e do amor adorador à sua presença no Sacramento do altar.