A Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior celebra a consagração da mais antiga e venerável igreja dedicada a Nossa Senhora no Ocidente, em Roma, sobre o monte Esquilino. É também chamada Nossa Senhora das Neves.
A tradição conta que, no século IV, no tempo do papa Libério, a Virgem apareceu em sonho a um casal nobre e ao papa, pedindo que se erguesse uma igreja no lugar que, em pleno verão romano, amanhecesse coberto de neve. No dia 5 de agosto, a neve caiu prodigiosamente sobre o Esquilino, e ali se construiu a basílica. Reedificada no século V, após o Concílio de Éfeso, foi dedicada a Maria, Mãe de Deus.
Sua festa é memória do amor antiquíssimo do povo cristão à Mãe de Deus, e do primeiro grande santuário mariano de Roma, sinal da fé na maternidade divina de Maria.