A Vigília do Natal é a noite santa em que a Igreja, terminado o Advento, se prepara para celebrar o nascimento do Salvador. É a véspera em que o anseio de séculos pela vinda do Messias chega ao seu cumprimento, e a liturgia se enche da expectação alegre do parto da Virgem.
Nessa noite, a antiga proclamação do Natal anuncia solenemente que, decorridos os tempos desde a criação do mundo e a promessa aos patriarcas, "Jesus Cristo, Deus eterno e Filho do eterno Pai, querendo santificar o mundo com a sua piíssima vinda, nasce em Belém da Judeia, feito homem da Virgem Maria". O céu e a terra retêm o fôlego diante do mistério.
É a noite da esperança que se torna presença: o Verbo que vem habitar entre nós. A Vigília do Natal é memória da humanidade que vela, à espera da Luz que está prestes a romper as trevas do mundo.