Vicente de Saragoça (m. 304) foi diácono da Igreja de Saragoça, na Espanha, formado pelo bispo Valério, de quem se tornou voz, pregando em seu lugar por ser este de fala difícil. É o primeiro mártir espanhol de que se tem notícia segura.
Durante a perseguição de Diocleciano, foi preso com o bispo em Valência. Valério foi desterrado, mas Vicente, jovem e ardente, foi submetido a tormentos atrozes: o cavalete, as grelhas em brasa, o cárcere com cacos cortantes. Em meio a tudo, confessava a fé com serenidade que desconcertava os carrascos.
Morreu das torturas, e a tradição cercou seu sepultamento de prodígios. Sua memória espalhou-se cedo por toda a Igreja; Santo Agostinho lhe dedicou sermões. É venerado como modelo de coragem diaconal e padroeiro de viticultores e de muitas cidades.