No oitavo dia depois do Natal, a Igreja celebra a maternidade divina de Maria. O título "Mãe de Deus" — em grego Theotókos, "a que gera Deus" — foi proclamado no Concílio de Éfeso, em 431, para afirmar que o filho de Maria é verdadeiramente Deus e homem.
Não se diz que Maria deu origem à divindade, mas que aquele que ela gerou no tempo é a própria Pessoa do Verbo eterno. Honrar Maria como Mãe de Deus é, antes de tudo, confessar quem é Jesus.
Desde 1968 este dia é também o Dia Mundial da Paz, confiando à Mãe o anseio de paz de toda a humanidade no início do ano.