A Epifania do Senhor celebra a manifestação de Jesus Cristo às nações, simbolizada pela vinda dos Magos do Oriente, que, guiados por uma estrela, chegaram a Belém para adorar o Menino, segundo narra o Evangelho de São Mateus.
Os Magos, sábios vindos de terras distantes, representam todos os povos da terra chamados à fé. Ofereceram a Jesus ouro, reconhecendo sua realeza, incenso, confessando sua divindade, e mirra, anunciando sua humanidade e sua paixão. Nesta festa, antiquíssima sobretudo no Oriente cristão, a Igreja celebra que o Salvador veio não só para Israel, mas para a humanidade inteira.
A Epifania, palavra que significa "manifestação", recorda também o Batismo do Senhor e as bodas de Caná, momentos em que a glória de Cristo se revelou. É a festa da luz que se mostra a todas as nações, convite a buscar e adorar aquele que nasceu para salvar o mundo.