Basílio e Gregório foram amigos desde os estudos em Atenas, no séc. IV, unidos pelo amor à sabedoria e a Deus. Juntos buscaram por um tempo a vida monástica, antes de serem chamados a servir a Igreja como bispos.
Basílio, dito "Magno", foi pastor incansável: organizou a vida dos monges, defendeu a fé contra o arianismo e criou em Cesareia um grande complexo de assistência aos pobres e doentes. Gregório, chamado "o Teólogo", foi mestre de eloquência e profundidade ao falar da Santíssima Trindade.
Doutores da Igreja e Padres do Oriente, são lembrados juntos — testemunho de que a amizade verdadeira floresce na busca comum de Deus.