Sérgio é venerado como mártir dos primeiros séculos, recordado neste dia pelo Martirológio Romano. A tradição o apresenta como um monge eremita que vivia retirado no deserto, perto de Cesareia da Capadócia, na Ásia Menor.
Quando soube que os cristãos da região estavam sendo presos e levados a sacrificar aos deuses pagãos, sobretudo a Júpiter, Sérgio não quis ficar a salvo na sua solidão: desceu e foi juntar-se aos irmãos perseguidos, para encorajá-los e partilhar a sua sorte. Preso com eles e instado a renegar a Cristo, recusou com firmeza.
Foi atormentado e morto pela fé, na perseguição do início do século IV. É memória do eremita que não guardou a própria vida, mas a entregou ao lado dos irmãos, preferindo morrer com eles a renegar o Senhor.