Escolástica foi irmã — pela tradição, irmã gêmea — de São Bento, e como ele consagrou-se a Deus desde jovem, vivendo num mosteiro perto de Monte Cassino. É tida como a primeira monja beneditina.
Os irmãos encontravam-se uma vez por ano para falar de Deus. No último desses encontros, Escolástica, pressentindo a morte, pediu a Bento que ficasse mais tempo. Diante da recusa dele, rezou — e uma tempestade súbita o impediu de partir. "Pedi a você e não me ouviu; pedi ao Senhor e ele me ouviu", disse ela. Pôde mais o amor.
Morreu poucos dias depois. É lembrada como modelo da oração confiante e do afeto santo entre as pessoas.