Romão e Lupicínio foram irmãos e abades no século V, fundadores da vida monástica na região do Jura, nas montanhas entre a França e a Suíça. Romão, o mais velho, retirou-se primeiro para a solidão das florestas, em busca de Deus.
Logo se lhe juntou o irmão Lupicínio e numerosos discípulos, e juntos fundaram mosteiros, entre eles Condat, organizando a vida comum num clima de rude austeridade — Lupicínio era o mais severo; Romão, mais brando e paterno. Os dois governaram em harmonia, equilibrando rigor e misericórdia.
Evangelizaram aquelas montanhas e formaram gerações de monges. Romão morreu por volta de 460 e Lupicínio pouco depois. São memória da fraternidade consagrada que faz florescer o deserto e leva a fé às regiões mais isoladas.