Querêmon (Quéremon) foi bispo de Nilópolis, no Egito, e morreu mártir por volta de 250, durante a perseguição do imperador Décio, uma das mais violentas que a Igreja antiga sofreu. Seu testemunho é conhecido sobretudo por uma carta de Santo Dionísio de Alexandria.
Já muito idoso e enfermo, Querêmon, para escapar à perseguição, fugiu com um companheiro pelas montanhas do deserto da Arábia. Nunca mais foram vistos nem encontrados, apesar das buscas feitas pelos cristãos: desapareceram no deserto, vencidos, ao que tudo indica, pelas privações da fuga. Por terem morrido em consequência da perseguição à fé, a Igreja os venera como mártires.
É memória dos pastores idosos que, no tempo das perseguições, deram a vida fugindo pela fé, e de todos os que pereceram anônimos no deserto, fiéis a Cristo até o fim, conhecidos só de Deus.