Devotio

Celebrado em 22 de dezembro

São Querêmon, bispo, e companheiros mártires

Bispo idoso e seus companheiros, mártires no Egito na perseguição de Décio (séc. III).

Querêmon (Quéremon) foi bispo de Nilópolis, no Egito, e morreu mártir por volta de 250, durante a perseguição do imperador Décio, uma das mais violentas que a Igreja antiga sofreu. Seu testemunho é conhecido sobretudo por uma carta de Santo Dionísio de Alexandria.

Já muito idoso e enfermo, Querêmon, para escapar à perseguição, fugiu com um companheiro pelas montanhas do deserto da Arábia. Nunca mais foram vistos nem encontrados, apesar das buscas feitas pelos cristãos: desapareceram no deserto, vencidos, ao que tudo indica, pelas privações da fuga. Por terem morrido em consequência da perseguição à fé, a Igreja os venera como mártires.

É memória dos pastores idosos que, no tempo das perseguições, deram a vida fugindo pela fé, e de todos os que pereceram anônimos no deserto, fiéis a Cristo até o fim, conhecidos só de Deus.

“Querêmon, já muito idoso, bispo de Nilópolis, fugiu pela montanha e não mais voltou.”Santo Dionísio de Alexandria, em Eusébio · História Eclesiástica

No calendário de 2026: 22 de dezembro, durante o Advento. Veja o santo de hoje ou o calendário dos santos.

O santo do dia no Devotio

No Devotio, o santo do dia abre todo dia com foto, vida e história — e a oração que a Igreja reza hoje.

Abrir o Devotio

Santos de dezembro