João de Sahagún nasceu na Espanha por volta de 1419 e, depois de servir como cônego, entrou na Ordem de Santo Agostinho em Salamanca.
Foi pregador franco e pacificador numa cidade dividida por rixas entre nobres: muitos inimigos se reconciliaram ao ouvi-lo. Defendeu os pobres e os trabalhadores contra os poderosos, o que lhe custou ameaças.
Grande devoto da Eucaristia, morreu em 1479. É padroeiro de Salamanca.