Filipe Néri (1515–1595) deixou Florença e chegou jovem a Roma, então mundana e necessitada de renovação. Antes mesmo de ser padre, percorria ruas e praças conversando com todos, conquistando especialmente os jovens com sua simpatia.
Reunia-os para a oração, a Palavra e obras de caridade num clima de festa — nasceu daí o Oratório. Costumava dizer "alegrai-vos sempre no Senhor" e que "um coração triste não serve a Deus".
Grande diretor espiritual e cheio de humor, é lembrado como o "santo da alegria". Mostrou que a santidade não é tristeza, mas a forma mais plena e contagiante de felicidade.