Francisco Marto (1908–1919) e sua irmã Jacinta Marto (1910–1920) foram dois pastorzinhos portugueses de Fátima que, junto com a prima Lúcia, receberam em 1917 as aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria.
Francisco, mais quieto, dedicou-se sobretudo a consolar o Coração de Jesus, passando horas em adoração silenciosa. Jacinta, sensível e ardente, comoveu-se profundamente com a visão do inferno e com o pedido de Nossa Senhora de orar e sacrificar-se pela conversão dos pecadores, oferecendo penitências com generosidade impressionante para a sua idade.
Ambos morreram ainda crianças, vítimas da gripe que assolou a Europa, tendo aceitado o sofrimento e a morte como Nossa Senhora lhes anunciara. Foram canonizados pelo Papa Francisco em 2017, em Fátima, tornando-se os mais jovens santos não mártires da Igreja, modelo de confiança e generosidade infantil.