Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos escolhidos pelos apóstolos para servir os pobres da comunidade de Jerusalém. Cheio do Espírito Santo, pregava com tal sabedoria que ninguém conseguia refutá-lo.
Acusado e levado ao tribunal, fez uma corajosa defesa da fé e teve a visão dos céus abertos. Por isso foi arrastado para fora e apedrejado. Morrendo, repetiu os gestos do Mestre: entregou o espírito ao Senhor e pediu perdão pelos seus algozes.
É o protomártir — o primeiro a dar a vida por Cristo. A Igreja o celebra logo no dia seguinte ao Natal, lembrando que seguir o Menino de Belém leva também a partilhar a sua cruz.