Os Sete Santos Fundadores da Ordem dos Servos de Maria, os servitas, foram sete mercadores e cidadãos de Florença que, por volta de 1233, deixaram seus negócios e a vida pública para se consagrarem inteiramente a Deus e à Virgem Maria.
Reuniram-se primeiro numa casa fora da cidade e depois se retiraram para a solidão do Monte Senário, perto de Florença, onde abraçaram a vida penitente e contemplativa. Movidos pela devoção às dores de Maria ao pé da cruz, deram origem a uma nova ordem religiosa, dedicada a meditar e difundir a compaixão de Nossa Senhora.
A Ordem dos Servitas cresceu e espalhou-se pela Itália e além, levando a devoção às Dores de Maria. Os sete fundadores foram canonizados em conjunto pelo Papa Leão XIII em 1888, sendo venerados como exemplo de amizade santa e de vida consagrada à Mãe de Deus.