Em 13 de maio de 1917, em Fátima (Portugal), Nossa Senhora apareceu a três pastorinhos — Lúcia, Francisco e Jacinta — e voltou a cada dia 13, até outubro. Pediu a reza diária do terço pela paz, a conversão dos pecadores e a penitência.
No dia 13 de outubro, diante de milhares de pessoas, deu-se o "milagre do sol", visto por crentes e céticos. A mensagem de Fátima — oração, reparação e confiança no Imaculado Coração de Maria — marcou todo o séc. XX.
Francisco e Jacinta morreram ainda crianças e foram canonizados; Lúcia tornou-se religiosa. A devoção espalhou-se pelo mundo, e no Brasil é uma das mais queridas.