No Natal celebramos o centro da história: o Filho eterno de Deus nasce como homem, de Maria Virgem, numa gruta de Belém. O Criador do universo se faz pequeno, pobre e frágil, para estar perto de cada um de nós.
É a festa do Emanuel, "Deus conosco": a luz que brilha nas trevas e que as trevas não conseguem vencer. Os primeiros a adorá-lo são os pastores — os simples — e depois os magos vindos de longe.
Celebrada em 25 de dezembro desde o séc. IV, abre o Tempo do Natal. Diante do presépio, a Igreja contempla, em silêncio e alegria, o amor de Deus que se fez carne.