Fra Angelico (c. 1395–1455), nascido Guido di Pietro e em religião Frei João de Fiesole, foi frade dominicano e um dos maiores pintores do Renascimento italiano. Uniu de modo singular o gênio artístico à profunda vida de oração.
Dizia-se que nunca pegava nos pincéis sem antes rezar, e que pintava de joelhos as cenas da Paixão, chorando ao representar o Crucificado. Suas obras, sobretudo os afrescos do convento de São Marcos, em Florença, foram concebidas como auxílio à oração dos frades, irradiando serenidade, luz e doçura.
Recusou, por humildade, a dignidade de arcebispo. Toda a sua arte é uma pregação visual do Evangelho, a serviço da fé. O Papa João Paulo II o beatificou em 1982 e o proclamou padroeiro dos artistas, reconhecendo nele o pintor que fez da beleza um caminho para Deus.